Recentemente, a Pantone – marca mundialmente conhecida como autoridade em cores – divulgou o Color of the Year 2020: 19-4052 Classic Blue. O azul em tonalidade escura, chega ao mercado, com a promessa de ser acessível para todas as estações e gêneros, e reinterpretar um clássico que transmite calma e confiança, em tempos de acontecimentos marcantes pelo mundo.

Junto a esse lançamento, a Pantone Color Institute também divulga sazonalmente ao mercado, relatório de tendências que auxiliam empresas na tomada de decisões e prevê as novidades nas principais passarelas. Para a Primavera/Verão 2020, por exemplo, 16 cores ganharam destaque, em contrastes entre o clássico e o vibrante, como o fucsia Beetroot Purple e o leve amarelo do Yellow Iris. Já para o Outono/Inverno 2021, foram 14 escolhas versáteis e práticas, que mostram personalidade, como o laranja outonal Amberglow e o vermelho Samba.

E por que essas informações são tão importantes ao seu negócio? Pois as cores estão em toda parte. Nas roupas que vestimos, nos itens de decoração de nossas casas, no logotipo das marcas. Além de darem tom aos objetos, também são carregadas de significados e de história.

As cores são utilizadas desde a antiguidade e, apesar de hoje serem fruto de processos químicos, em seus primórdios, eram produzidas a partir de elementos como terra, carvão e raízes. O vermelho, por exemplo, é um dos tons mais antigos. Apareceu ainda nas pinturas rupestres e também foi utilizado no Antigo Egito, para celebrações, como símbolo de vitalidade. Hoje na moda, o vermelho traz vida e personalidade aos looks.

O azul foi por muito tempo sinônimo de nobreza, arte, militarismo. Seu primeiro uso foi no Antigo Egito, a partir de um mineral trabalhado em decoração e joalheria.

O branco foi eleito pela história, como significado de pureza e espiritualidade, nas imagens de deuses e deusas de culturas como a egípcia e a grega. Na moda atual, ganhou espaço com vestuários simbólicos, a exemplo dos vestidos de noiva.

O preto, cor que tem significados diferentes nas culturas oriental e ocidental – do luto à proteção -, atualmente tem um lugar nesse mercado, com peças das icônicas às mais básicas, como símbolo de elegância.

São muitos os significados que as cores podem dar aos itens que escolhemos ao nosso dia a dia. Desde a seleção do Color of the Year, iniciada em 1999, a PANTONE vem criando novas histórias a diferentes tons todo ano. Para 2020, podemos esperar que o Classic Blue colore muitos dos lançamentos que encontraremos no mercado.