Em um lugar onde os avanços tecnológicos são constantes, ás vezes é difícil acompanhar tantas mudanças. Seja no maquinário, software, pessoas ou processos, a melhoria contínua é imprescindível para um negócio de sucesso. Dentro do setor têxtil, alguns fatores precisam ser analisados e aperfeiçoados para que aja ganho e maior lucratividade:
Tecnologia
Todo o processo repetitivo precisa ser substituído por rotinas automatizadas. Com auxílio do workflow, tempos e métodos e planejamento e controle da produção, as empresas já conseguem obter resultados nítidos e em pouco tempo.
Reduz-se o tempo operacional do ser humano, e ocupa o tempo de software para fazer esses processos. Dessa forma, as empresas podem investir mais em capital humano/intelectual.
Fluxograma de processos
Identificar e estabelecer um fluxo de processos é essencial para corrigir gargalos, e também para modificar técnicas utilizadas. Tudo que é feito de uma forma, pode ser modificado e feito de outro jeito. O importante é saber identificar o problema, e em conjunto pensar na solução.
Com o advento do ERP, é possível traçar ordenação e definir cada etapa dos processos e quais subprocessos estão envolvidos para o desenvolvimento daquela tarefa, é a tecnologia aliada a gestão, contribuindo com a agilidade e eficiência da organização.
Engajamento das pessoas
Nada adianta ter uma boa tecnologia e processos alinhados e não ter o capital humano engajado com a empresa. É necessário manter o bem estar das pessoas dentro da organização, seja bem estar físico ou emocional. As pessoas precisam sentir que fazem parte do negócio e são peças fundamentais para que a organização funcione com qualidade.
O engajamento entre processos e setores é indispensável para um crescimento sadio e proporcional em todas as áreas da empresa.
Análise de resultados
Acompanhar os resultados de todos os setores em tempo real agiliza a tomada de decisão e contribui para uma gestão estratégica. O gestor precisar estar em tempo real, captando as informações das áreas da empresa. Identificando possíveis erros e também retrabalhos. Agilizando os processos e principalmente, fazendo uma gestão de qualidade.
Todas as etapas dentro de um negócio são importantes, e todo processo pode ser melhorado. O que você está fazendo para melhorar o processo da sua empresa?