Definir um bom PDM (padrão descritivo de materiais) é fundamental para maior organização e redução de custos de uma empresa.
A implantação de um PDM (padrão descritivo de materiais) auxilia bastante na hora de fazer uma gestão mais estruturada da empresa, por delimitar parâmetros na descrição de produtos que facilitem a organização interna e o atendimento ao cliente.
Problemas como duplicidade no cadastro, dificuldades para encontrar determinado produto e erros no envio para o consumidor são comuns em estabelecimentos que não contam com uma norma de descrição bem definida.
O que é o PDM?
O PDM, ou Padrão Descritivo de Materiais, é um método de organização que propõe uma norma de classificação para todos os suprimentos de uma empresa, garantindo precisão e agilidade na identificação, classificação e descrição dos itens.
Quer saber mais sobre esse padrão e como pode impactar o gerenciamento da empresa? Leia o post completo!
É indicado principalmente para o uso em ERPs, mas qualquer corporação consegue aproveitar os benefícios da aplicação do PDM, alcançando melhorias no estoque e na comunicação interna e com fornecedores.
Como a utilização do PDM pode impactar a gestão de materiais?
Vários problemas ocorrem como consequência de incompatibilidades no cadastro de suprimentos, como perda de tempo, dinheiro e falhas no atendimento ao cliente.
A aplicação do Padrão Descritivo de Materiais traz diversos benefícios positivos. Entenda melhor cada um desses resultados.
Proporciona um controle de estoque eficaz
Com o PDM, o gestor tem uma visão muito mais completa do que é preciso repor, o que auxilia a fazer negociações mais vantajosas com os fornecedores, obtendo um melhor preço ou prazo maior para pagamento, por exemplo.
Além disso, é possível decidir a melhor época para a compra e a quantidade ideal, evitando desperdícios ou itens encalhados.
Agiliza a cadeia logística
Quando o mesmo item é cadastrado de várias maneiras diferentes, é comum que existam problemas na localização e no envio dos produtos.
Com a padronização, os dados são integrados ao ERP com mais rapidez e eficiência. Essa agilidade impacta positivamente a cadeia logística, favorecendo a gestão.
Garante o cumprimento da legislação
A falta de uma padronização nos descritivos de materiais de empresas pode levar a problemas com a lei. Isso ocorre porque abre margem para a compreensão de uma tentativa de sonegação de impostos, usando a descrição incorreta como artifício.
Mesmo que a empresa consiga provar a idoneidade, um processo certamente toma tempo e dinheiro da organização.
Reduz a carga tributária
Um bom PDM também pode ajudar a organização na hora de pagar os impostos. Assim como a descrição correta auxilia no cumprimento da legislação, a identificação precisa dos produtos permite o encaixe em uma modalidade de cobrança de tributos mais amigável para a empresa.
Isso traz uma boa economia ao final do ano, já que o imposto pago a mais indevidamente é um verdadeiro desperdício de recursos.
Promove melhorias no atendimento
Pense em uma situação prática. O vendedor indica uma determinada peça no pedido. Porém, na hora de separar os itens para envio, o responsável entende aquela descrição como sendo de outro produto.
É enviada a mercadoria errada, o que causa um descontentamento no cliente e gastos com logística reversa e reenvio do produto correto.
Com um padrão claro e bem definido, as margens de erro diminuem drasticamente, evitando ocorrências como esta.
Como criar um PDM — Padrão Descritivo de Materiais?
O segredo para a implementação de um bom PDM é a forte comunicação entre todos os setores (principalmente engenharia e produção), para que haja o levantamento das características mais importantes dos produtos, levando a uma denominação clara e que facilite o trabalho de todos.
Veja alguns passos para criar um padrão na sua empresa.
Estudar os materiais
A primeira etapa é entender tudo sobre os itens que são vendidos, suas variedades e aplicações. Isso ajudará na criação de descrições mais completas e categorias coerentes, com itens que realmente tenham alguma ligação ou similaridade.
Nesse ponto, a intenção é de ter informações suficientes para criar um padrão que funcione para a empresa.
Definir um padrão eficiente
Após a identificação dos materiais e a determinação do que será levado como referencial (grupos/subgrupos) para a descrição deles, é hora de definir um padrão. Vale citar que um bom padrão serve para identificação pelos funcionários e fornecedores.
Alguns negócios conseguem se adaptar ao UNSPSC (Universal Standard Products and Services Classifications). Outros podem utilizar a NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL).
Outras empresas podem ainda criar seu próprio padrão, que deve ser documentado em um manual para que ele seja mantido com exatidão nas descrições dos produtos dali para frente.
Essa documentação, bem como outros manuais, podem ser arquivados dentro do ERP Sisplan.
Essa padronização não diz respeito só aos termos usados para descrição dos itens, mas também abreviações, espaços, uso de fontes (maiúscula ou minúscula), entre outros detalhes que permitem uma visualização uniforme e coerente.
Contratar um bom sistema
Ter uma tecnologia precisa e avançada pode otimizar muito o tempo na hora de cadastrar e conferir os produtos. Sem contar que, com a documentação das regras para o PDM por meio digital, além da relação de produtos, a obtenção de relatórios e conferência de dados fica muito mais fácil.
Neste ponto, ter apenas uma planilha não é suficiente. Procure uma solução capaz de integrar o ERP à emissão de nota fiscal. Isso ajuda muito na precisão das informações e agilidade dos processos.
Se você precisa de um software que ajude nesse processo, a Sisplan Sistemas têm o produto ideal.
Fale com nosso time e saiba mais como podemos ajudar sua empresa.
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Fonte: https://tinyurl.com/m32ynutn