Falta pouco para o ano de 2020 chegar, e se você ainda não parou para pensar no planejamento empresarial da organização, essa é a hora! Confira oito dicas para iniciar o novo ano com um plano traçado, a fim de alcançar ótimos resultados para o negócio.

 

1 - Balanço 2018/2019

Antes de tudo, faça um balanço dos planos feitos em 2018. Verifique tudo que foi realizado em 2019, e tudo que acabou ficando no papel. Busque se aprofundar nas razões, que foram determinantes para que os objetivos não fossem alcançados nesse último ano. Além desse diagnóstico, ter uma Análise SWOT, é fundamental para iniciar o Planejamento de 2020.

 

2 – Defina os objetos e indicadores

De uma forma realista, projete o crescimento da empresa para 2020. Ter mais clientes, aumentar o faturamento, expandir a cobertura, lançar novo produto, elevar o market share, deixar o financeiro em dia, reduzir despesas. Qual seu objetivo, dentro das limitações da empresa? Com o objetivo definido, alinhe quais indicadores serão utilizados, para acompanhar a evolução.

 

3 – Organize as finanças

A gestão financeira é uma questão de sobrevivência do negócio. O CEO precisa saber investir, fazer aplicações, decidir sobre as melhores linhas de financiamento, controlar o fluxo de caixa, acompanhar o mercado financeiro e avaliar de perto tudo o que acontece no negócio. Ter profissionais especialistas para conduzir essa gestão, pode facilitar muito essa tarefa.

 

4- Aposte no e-commerce

O E-commerce vem crescendo em um ritmo acelerado. Se você trabalha com comércio de produtos e quer expandir seus negócios, a venda pela internet, pode ser uma boa estratégia. A dica para entrar é, estude muito bem o mercado. Além disso, tenha profissionais experientes ao seu lado, para entrar com o pé direito nesse universo.

 

5 – Fidelize seus clientes

Crie ações, para que seus clientes continuem com frequência comprando com você, e resistam às ofertas da concorrência. Monitoramento do comportamento do consumidor; manter vários canais de comunicação abertos; cumprimento à risca dos direitos do consumidor; oferecer produtos e serviços personalizados; ter um atendimento inteligente, eficiente e humanizado; realizar comunicação e promoções personalizadas para esse público, são ações positivas para fidelização de clientes.

 

6 - Invista em gestão de pessoas

Gestão de pessoas, é um dos maiores desafios das organizações. São as pessoas que transformam horas trabalhadas, em valor para a empresa. Para gerir pessoas, é preciso capacidade de se relacionar bem nos mais diversos níveis hierárquicos, e inteligência emocional para lidar com situações complexas, urgentes, e que impactam diretamente o trabalho dos colaboradores. Nem é preciso dizer, que para essa função, é necessária qualificação profissional.

 

7 – Adote um plano de marketing

Estratégias de marketing devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Algumas medidas, podem ser adotadas sem grandes custos, como por exemplo: um e-mail com novidades e promoções para os clientes; utilizar as redes sociais como canal de atendimento e divulgação da empresa; ter o whatsapp, como um aliado no atendimento e prospecção. Claro, tudo deve ser alinhado com o objetivo e público que se quer atingir, para então, adotar essa ou outras ações de marketing.

 

8 – Tenha um bom sistema de gestão

É fundamental ter um bom Sistema de Gestão, que atenda a todas regras de negócio da empresa. A partir do ERP, é possível melhorar a gestão, automatizar os processos e integrar as atividades de diversos setores. O ERP cria uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita a tomada de decisão, além de permitir que diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos, otimizando tempo e reduzindo custos.